quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO: CULTURA DIGITAL, ESCOLA E CIDADANIA

A EEB Profº Custódio de Campos realiza curso de capacitação para profissionais da educação interessados em aperfeiçoar-se através de vínculo com o Programa "UM SALTO PARA O FUTURO".
OBJETIVOS:
* Perceber a importância de trabalhar com as tecnologias disponíveis na Escola;
* Desenvolver estudo voltado às novas possibilidades das tecnologias digitais em sala de aula;
* Elaborar projeto multidisciplinar para aplicação em sala de aula de conteúdo programático através do suporte das TIC's;
* Participar do blog da Escola anexandro trabalhos e interegindo;
* Participar do Fórum de discussão no blog da Escola;
* Sensibilizar os participantes do curso sobre a importância de uma boa prática pedagógica;
* Fortalecer a Escola como espaço democrático de produção e troca de informações;
* Estudar a missão atual da Escola, do Professor e do Aluno no universo da grande quantidade de tecnologias disponíveis.



PARA A DISCUSSÃO:

Sabedores da importância de uma cultura digital que valorize a formação do conhecimento e não simplesmente a utilização das Tecnologias existentes, é preciso que nos aperfeiçoemos cada vez mais no sentido de aportunizar mecanismos de produção de conhecimento a partir de ferramentas mais complexas. Assim, "A interação é fundamental para a organização do pensamento acerca de um problema de forma mais elaborada, lógica e analítica, e possibilitar a mediação dentro de um grupo
orientado pelo professor ou por membro mais experiente desse meio" (Vigotsky, 2000).
Para haver a interação é preciso dois ou mais sujeitos.
A interação é uma ação de reciprocidade entre pessoas. Mas a presença de professores e alunos nesse meio, só garante a interação se houver por parte desses sujeitos, uma concepção que vá além da idéia, e que não seja simplesmente depósito de atividades.

Qual seu posicionamento a cerca deste assunto???

15 comentários:

  1. Sendo a interação uma ação de correspondência entre entes, é fundamental a organização do meio.Tecnologias: eis a questão,para alguns,falta de conhecimento, para outros,falta de oportunidades e ainda,falta condições. É necessário o comprometimento de aperfeiçoamento para a produção de conhecimentos na cultura digital.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal! Parabéns pela iniciativa em participar do curso de capacitação!
    Muito relevante a questão levantada pelo Prof. Nalin.
    Eu acredito que na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
    Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
    Passamos muito rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a Internet,portanto é imprescindível aprendermos a explorar todas as possibilidades de cada meio.

    Continuarei acompanhando a discussão!

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Ao longo dos séculos o mundo,vem evoluindo significativamente, e nos enquanto educadores, temos que acompanhar esta evolução se não quisermos ficar para traz. A tecnologia da informação e comunicação vem acontecendo em uma velocidade constante que requer reformulação do nosso saber e fazer. A mediação digital vem impreterivelmente favorecer, inumeras novas oportunidades de acesso, em via dupla, ao conhecimento da cultura por parte do indivíduo e do indivíduo por parte desta.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. O TEMPO DE "CORRER ATRÁS DA MÁQUINA" PASSOU, HOJE, DEVEMOS ANDAR LADO A LADO COM ELA, JÁ QUE A MESMA É FRUTO DA INTELIGÊNCIA HUMANA E DEVE NOS SERVIR PARA EVOLUÇÃO!
    SABER UTILIZAR ESTA IMPORTÂNTE FERRAMENTA A NOSSO FAVOR NOS PERMITE ALCANÇAR OBJETIVOS MAIS RAPIDAMENTE E COM ELA, TRAÇAR NOVAS METAS.
    E A CONSEQUÊNCIA DISTO É O CRESCIMENTO DO COLETIVO, PARA QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS TRABALHAR POR UMA ESCOLA MAIS CRIATIVA E IGUALITÁRIA!!

    ResponderExcluir
  5. ROSANE DISSE...
    COM OS AVANÇOS DA TECNOLOGIA MUITAS EXPERIÊNCIAS NOVAS VEM SURGINDO EM NOSSAS ESCOLAS, POR ISSO NÓS DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA UTILIZAR ESSES MEIOS EM FAVOR DA EDUCAÇÃO. ENTENDENDO QUE A ESCOLA É ONDE SE PRODUZ CONHECIMENTO E,ESSA NOVA FORMA DE PENSAR, DE FAZER E DE SE COMUNICAR FAZ COM QUEINTERAGIMOS NESSA NOVA CULTURA DIGITAL PARA QUE HAJA ESSA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  6. JOÃO CARLOS DISSE...
    AS TECNOLOGIAS DIGITAIS CONTRIBUIEM PARA QUE A ESCOLA POSSA SER MEIO DE TROCAS E COLABORAÇÃO COM OUTRAS ESCOLAS,COM OUTROS PRODUTORES DE CONHECIMENTO.

    ResponderExcluir
  7. MARIZA DISSE.....
    As tecnologias se bem usada podem nos auxiliar criando novas condições, ajudando a melhorar o trabalho com os alunos ampliando nossos conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Deise disse...
    Através das tecnologias digitais pode ser feito um bom trabalho dentro da educação, pois com essa tecnologia podemos interagir, trocar experiências, e enriquecer o nosso conhecimento. Quando à esta troca, todos crescem, pois, acredito que sozinhos não aprendemos e não construimos nada,e na educação o que vale é o trabalho em equipe.

    ResponderExcluir
  9. Estamos na era das transformações e vivemos em um mundo em constantes mudanças, na qual a tecnologia está determinando uma nova ordem socioeconômica nos mais variados campos da ação humana, essencialmente na área da educação. A cada dia, surgem novos modelos de ensino-aprendizagem. Por isso, é necessário ficar atento às mudanças e as práticas pedagógicas.
    Nós educadores precisamos nos aperfeiçoar, nos adaptar a essas mudanças tecnológicas, buscando maneiras, programas, que nos auxiliam na nossa docência.

    ResponderExcluir
  10. Vivemos na era da geração pontocom,nossos adolescentes nasceram em meio aos computadores, se comunicam por meio dele,se distraem com ele.Cabe a nós professores formar um élo em meio a eles, nos especializar e usar esse meio tão interessante como uma arma a nosso favor em salas de aula cada vez mais.O adolescente está superexposto à informação e tem habilidades para processar várias coisas ao mesmo tempo, mas tem dificuldades em se aprofundar em qualquer assunto, entra aí o papel do professor como intermediador oferecendo bons conteúdos de forma agradável e inovadora.

    ResponderExcluir
  11. Professor Moacir Nalin.
    Amigos professores. Percebe-se claramente vosso grande comprometimento. Atualizar-se defato requer repensar nossos atos e assumir uma postura de mudança ou de aprofundamento naquilo que já realizamos. Assim, parabenizo-os pelo empenho e dedicação com que realizaram este curso. Certamente reforçaremos ainda mais nosso desempenho em sala de aula e estamos um passo a mais preparados para enfrentar as mudanças que virão. Esta troca de experiências e discussões que realizamos durante o curso, nos fez crescer um pouco a mais e nos tornamos ainda mais confidentes do compromisso que possuímos com uma educação que valoriza a TODOS indistintamente.
    A cultura digital torna-se uma necessidade e nos faz ampliar muito nosso horizonte de conhecimentos.

    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  12. VALEU COLEGAS, NOSSOS ENCONTROS FORAM ÓTIMOS, OS TEXTOS MUITO BONS, COM ISSO NOSSOS CONHECIMENTOS SEMPRE TENDEM A PROGREDIR. VAMOS EM FRENTE

    ResponderExcluir
  13. Odiles Trentin Cavalheiro13 de outubro de 2010 às 09:28

    Não basta dominar a tecnologia. É preciso pensar.
    Houve, nos últimos anos, uma brutal transformação do trabalho. E, na forma rápida como aconteceu, ela deixou muitos trabalhadores à margem desse processo. Porque o núcleo central dessa transformação é a capacidade intelectual, que tenha um conteúdo e possa criar a partir desse conteúdo. Quando falamos, por exemplo, em cibernética contemporânea mediada por mídias digitais em rede, estamos falando de um processo de produção humana de conteúdos, de signos, de significados, de usos que, com o digital, vem ganhando forma, conteúdo e dinâmica. O uso da mídia institui cultura.

    ResponderExcluir
  14. Urge a necessidade de mundanças, no entanto, acrediata-se que a educação mudará pelas políticas públicas que serão verticalizadas. Acredito que não. A educação possue o germe de mudanaça em si mesma. Ou seja, com novas práticas, com a utilização das TICs na educação, poderemos descortinar um universo inteiramente novo, atualizado e significativo para nossos alunos. No entanto, a educação mudará se os profissionais da educação mudarem, se as salas de aula obtiverem novos significados e se a prática de aprender e ensinar seja constante, por professores e alunos.

    Assim sendo, utlizar as TICs "remendando velhas práticas com tecidos novos" não é mudar a educação e nem transformar práticas, corpos, significadose saberes.

    Como sugestão de possíveis reflexões sobre este tema e outros acesse: filosofiaesociologianasaladeaula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Prof.Salete B. Foppa.
    Para que ocorra a interação digital é necessário que escola,professores e alunos estejam preparados para utilizarem essas ferramentas, pois a era tecnológica se apresenta com rapidez no mundo.
    Essa tecnologia deverá fazer a interação entre o homem,o mundo,buscar o individual e também os grupos que tenham os mesmos objetivos numa sociedades totalmente mista.
    Ao ingressar no magistério em 1979, num regime militar, onde o giz, o quadro negro e o manual do professor era tudo o que se tinha numa sala de aula, vi e vejo as tecnologias serem introduzidas na escola com muito atraso e lentidão.Pois, deveria a escola ser pioneira, mas, na verdade é um dos últimos segmentos a receber e utilizar-se dessa tecnologia.
    A necessidade da escola utilizar e oferecer essas tecnologias com rapidez, garantirá que ela nao perca seu lugar de interesse dos que nela frequentam, podendo fazer a interação entre individuos e as tecnologias.E nos professores devemos estar dispostos a aprender sempre...
    l3 de ouubro de 2010

    ResponderExcluir