quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROJETO INTERDISCIPLINAR (Odiles, Noemi, Salete, Edinei, Sandra) - CURSO: CULTURA DIGITAL, ESCOLA E CIDADANIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR CUSTÓDIO DE CAMPOS.
XAXIM – SC


GRUPO DE TRABALHO: Odiles, Noemi, Salete, Edinei, Sandra.


I – APRESENTAÇÃO
Consta neste Projeto, ações práticas em favor da construção Diga Sim a Paz na Escola de Educação Básica Professor Custódio de Campos.

Observando os altos índices da violência, crueldades que não param de crescer, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.

Constamos que ao longo da história um verdadeiro império da violência se organizou nos seus diversos segmentos: drogas, terrorismo, prostituição infantil.


II – JUSTIFICATIVA

O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.

A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz.

Chegamos ao final do século XX e alcançamos à soma de mais de quinze mil guerras.

Colocando em prática uma ação pela Paz, o nosso movimento pretende incluir oficialmente no currículo pedagógico das escolas.


III – OBJETIVO GERAL

Promover na escola o desenvolvimento Diga Sim a Paz.


IV – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Construir ações práticas e concretas para a implantação da Paz;

• Expandir de forma organizada o Movimento Pela Paz e Não Violência em toda a escola;

• Mobilizar a instituição do Dia da Paz.

V – METAS

• Trabalhar em grupos no laboratório de informática, onde os alunos pesquisam textos, frases, imagens relacionadas à Paz.

• Usar Data Show para socializar no grande grupo.

• Produção de texto, frases, imagens relacionadas ao tema.


VI – IMPLANTAÇÃO DO ESTUDO DA PAZ NA ESCOLA.

Este passo representa uma iniciativa pioneira em introduzir o estudo da Paz na escola, uma vez que ao longo da história, as escolas do mundo somente estudaram as guerras. A partir deste projeto, inicia-se a proposta de inclusão do tema da Paz, como conteúdo transversal, no currículo pedagógico da escola.

Que o estudo da Paz nas escolas não seja uma realização temporária, e sim, ação permanente que possa contribuir para a construção de uma pedagogia pela Paz, para que dessa maneira, a curto, médio e longo prazo, se possa substituir a cultura da violência pela cultura da Paz. Esta importante ação servirá para a formação de um novo cidadão, construindo uma nova consciência que envolve a natureza, a vida, o ser humano e a Paz.






APLICAÇÃO DO PROJETO OCORREU DE 04 A 11/10/2010 NA ESCOLA

Um comentário: