segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As cidades: presente e passado

As primeiras cidades surgiram às margens de rios e lagos.

Depois delas milhares de outras cidades foram se formando.

A primeira vila do Brasil foi São Vicente, fundada no litoral do atual estado de São Paulo, em 1532.

Toda cidade cultiva uma história, possuem diferentes  formas de organização como aspecto de suas ruas e bairros.

Quem nela vive ou a visita nem sempre presta atenção nos aspectos e nas construções que contam a sua história.

As cidades, mesmo as mais novas, precisam preservar a sua memória, ou seja, proteger as construções e os lugares que falam do seu passado, caso contrário, aos poucos tudo desaparece.

 Os alunos do 4º ano do ensino fundamental de nove anos, na disciplina de História juntamente com suas professoras Eliane e Sandra fizeram um trabalho de pesquisa sobre a nossa cidade, buscando informações como: primeiros habitantes, origem do nome, construções mais antiga, etc. Após o trabalho escrito fizeram uma pesquisa de campo onde dirigiram-se até os locais e casas mais antigos de nossa cidade. O passeio aconteceu no dia 27 de setembro de 2011, terça-feira. Na ocasião visitaram:

- O antigo prédio onde se localizava o moinho dos irmãos Lunardi, hoje prédio alugado para o comércio local, situado na Avenida Luiz Lunardi, próximo à Rua da Matriz, no centro da cidade;

- A igreja Matriz de Xaxim, no centro da cidade, que se destaca no formato da construção que é a única aqui no Oeste;

- A Escola Estadual Gomes Carneiro que ainda preserva uma ala, em processo de restauração, tem 70 anos de existência;

- Foi visitado também o antigo Casarão situado na Rua Dez de Novembro onde funcionava o convento a 78 anos atrás, onde hoje se encontra desocupado, sendo de propriedade dos Momoli, chamava-se na época “Colégio Imaculado Coração de Maria”.

Com o objetivo de resgatar aspectos da nossa cidade e cultivar a história, as professoras Eliane Alves Pereira e Sandra Vicari proporcionaram aos alunos do 4º ano a possibilidade de compreensão do espaço e cultura da cidade na qual estão integrados, compreendendo sua identidade cultural, e a importância da mesma acerca da ameaça da destruição do passado e da perda dos referenciais históricos por parte da população.

O passeio foi bastante proveitoso e certamente agregou inúmeros saberes às crianças que não mais verão esses locais visitados com os mesmos olhos; terão uma posição mais analítica, crítica, investigativa e certamente divulgarão estes conhecimentos adquiridos entre seus amigos, vizinhos e familiares. A seguir, algumas imagens da turma:






Nenhum comentário:

Postar um comentário